Figueirense - Rebranding

O Projeto de Rebranding da Marca Figueirense pretende propor uma mudança estratégica para a marca Figueirense Futebol Clube no ano de seu centenário, 2021, juntamente com um redesign alinhado ao novo posicionamento proposto. O Figueirense, também conhecido como Figueira, é um clube de Futebol da cidade Florianópolis – Santa Catarina fundado em 1921. O clube possui a maior torcida do estado e é reconhecido por ser sinônimo do futebol do catarinense.

Fundado em 12 de junho de 1921 na região central na ilha de Florianópolis, mais especificamente no antigo Bairro da Figueira. Um pouco mais tarde, o clube se mudou para o bairro do Estreito na região continental onde construiu seu estádio, o Orlando Scarpelli, e começou a escrever uma história brilhante de glórias. É o clube mais bem sucedido do futebol catarinense, com o maior número de conquistas e participações na elite do futebol nacional, é sinônimo do futebol Santa Catarina. Com uma estrutura de primeira e uma gestão moderna e profissional.
Como pilares de marca, buscando nortear toda comunicação e estratégias do clube, foram definidas as palavras: Popular, Afetivo, Raíz e Profissional. Popular pela identificação popular que o clube possui; Afetivo pelo fato de o Figueirense ser um clube acolhedor; Raiz, pela importância de o clube valorizar e resgatar suas origens; Profissional, pois o Figueirense é um clube que vem se modernizando cada vez mais e pretende se tornar um dos maiores clube do Brasil através de uma gestão eficiente. Para expressar o novo posicionamento foi escolhida a frase: O Clube do Povo Catarinense. 
No processo de concepção da nova identidade visual, o primeiro ponto trabalhado foi o seu escudo, símbolo mais importante. O mesmo foi redesenhando corrigindo-se assim algumas proporções e dando uma aparência mais moderna para tal a fim de dialogar com a nova identidade visual. Também foi criado um logotipo para o clube e consequentemente uma assinatura visual composta por logotipo e escudo.

Em relação a cores, o novo projeto gráfico abandona de vez o verde na identidade visual e mantem somente no escudo, porém ainda assim é incentivado o uso do preto e branco, assim como o próprio escudo com a árvore em preto, a fim de abandonar em médio/longo prazo o uso do verde. A identidade visual é bastante focada em ser simples, trazendo sempre o conceito de simplicidade e contraste para as expressões. Na maioria dos casos é explorado o esquema de faixas, remetendo também as tradicionais faixas dos uniformes do clube.

As fotografias utilizadas também aplica-se um filtro preto e branco. Somente ficou permitido escapar do preto e branco com um dourado que foi adicionado a identidade visual para aplicações especiais como datas comemorativas e/ou documentos importantes. Foram desenhados materiais como exemplo bandeira, plotagem de ônibus, ambientação para escritório, loja e estádio; materiais para uma possível linha torcedor como boné, camisetas, bola, pôsteres, entre outros; e por último uma linha de jogo e viagem consistindo em camisas, agasalhos, uniformes, entre outros.   
Subir